Ford anuncia seu primeiro carro autônomo para pesquisas

Gustavo Gusmão, de INFO Online

Divulgação


A fabricante de automóveis Ford revelou nesta quinta-feira seu novo modelo de Fusion autônomo. Desenvolvido em parceria com a Universidade de Michigan, o veículo híbrido será usado em pesquisas para o desenvolvimento do “futuro da direção automatizada e outras tecnologias avançadas”, afirmou a empresa em anúncio.

O carro não difere muito do modelo atual do sedã de luxo, e tem como peculiaridade os quatro radares no alto do teto e uma câmera que capta imagens em 360 graus. Os sensores são baseados na tecnologia LiDAR, que mede a distância usando um laser. A luz é emitida, refletida e depois analisada, criando uma espécie de mapa 3D, que “guia” o automóvel.

O trabalho da montadora não é feito sozinho, no entanto. Como a própria empresa frisa no anúncio, ela conta com a ajuda de outras instituições para desenvolver algumas das tecnologias do carro. A parceria é com a Universidade de Michigan – que processa os mapas 3D capturados pelos sensores do carro – e a State Farm, seguradora – que determinará se as tecnologias usadas poderão reduzir as colisões traseiras.

De acordo com Raj Nair, vice-presidente do grupo Ford, a ideia com o projeto é “testar os limites da automação total, estabelecendo os níveis apropriados para médio e longo prazo”. Ou seja, o carro testará não só os sensores disponíveis hoje, como também outros desenvolvidos em um futuro próximo. Assim, será mais fácil definir quais pontos ainda precisam ser aprimorados e quais já podem deixar o motorista mais seguro, por exemplo.

Então, o que a companhia pretende, por ora, é tornar a direção mais segura com o aprimoramento dos sistemas de automação, entre outras mudanças “pequenas”. Parece simplório, mas é necessário. “Ainda há muitas questões que precisam ser respondidas e exploradas para tornar os veículos autônomos uma realidade”, disse Nair no anúncio.
Ford anuncia seu primeiro carro autônomo para pesquisas  Ford anuncia seu primeiro carro autônomo para pesquisas Reviewed by MultiMidia Info on 23:46:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.