Galaxy Note Edge é o smartphone mais arrojado do ano

O Galaxy Note Edge, que a Samsung acaba de anunciar, tem tela curvada sobre a borda, o que lhe dá um aspecto futurista


Maurício Grego, de

Andrew Burton / Getty Images

Galaxy Note Edge: a tela se prolonga sobre a lateral direita do smartphone

             A Samsung acaba de apresentar um smartphone futurista, com tela que se curva sobre a lateral como uma piscina de borda infinita. Chamado de Galaxy Note Edge, ele é o smartphone mais arrojado que vimos neste ano (pelo menos até agora).

Máscara de realidade virtual Gear VR, da Samsung
Gear VR: visão equivalente à de uma tela de 75 polegadas

O Galaxy Note Edge é um dos quatro novos produtos que a Samsung apresentou hoje em Berlim, na Alemanha. Os outros dois são o esperado Galaxy Note 4, o relógio Gear S e a máscara de realidade virtual Gear VR. O evento da Samsung é um das que antecedem a IFA, a maior feira de eletrônicos da Europa, que começa na quinta-feira. 

Relógio inteligente Samsung Gear S
Gear S: o relógio tem sua própria conexão 3G para acesso à internet e ligações

O Galaxy Note 4 traz aperfeiçoamentos, mas não é muito diferente de seu antecessor. Já os outros três produtos são bastante inovadores. O Gear Edge chama atenção pela tela curvada sobre a borda direita. Numa época em que os smartphones são todos parecidos, é um raro caso em que alguém resolveu arriscar um desenho diferente.

Smartphones Galaxy Note 4, da Samsung
Galaxy Note 4: a câmera frontal tem um modo panorâmico para selfies

O Edge é uma variante do Galaxy Note 4 com tela ligeiramente menor – 5,6 polegadas em vez de 5,7. O prolongamento lateral da tela funciona como um mostrador secundário, também sensível ao toque.

Quando alguém vê um filme no smartphone, os controles do player ficam nessa faixa. Assim, toda a parte principal da tela pode ser ocupada pelo filme. A mesma coisa acontece ao fotografar, por exemplo. A faixinha também pode exibir o relógio ou a previsão do tempo enquanto a área principal da tela permanece apagada.

Em outros aspectos, o Edge é parecido com o Galaxy Note 4. Os dois smartphone rodam o sistema Android 4.4 KitKat. Ambos contam com câmera traseira de 16 megapixels e frontal de 3,7 megapixels.

A câmera frontal tem um modo panorâmico com ângulo de tomada de 120 graus. É um recurso útil para incluir muitas pessoas num selfie. Ela também tem lente de grande abertura (f/1,9), que facilita as fotos com pouca luz.

Como o Galaxy Note 4, o Edge vem com a canetinha S Pen, que pode ser usada para fazer anotações, desenhar e interagir com os aplicativos. A Samsung diz que a nova S Pen, que acompanha esses dois smartphones, é mais sensível que a anterior e reconhece variações sutis na pressão que o usuário faz ao tocar a tela com ela. É algo especialmente interessante para desenhar.

Gear VR e Gear S

O Gear S, que a Samsung também apresentou hoje, diferencia-se de outros relógios inteligentes pela tela curva e principalmente por não depender de um smartphone para funcionar. Ele tem sua própria conexão 3G, o que possibilita receber informações da internet e fazer ligações. O relógio também monitora exercícios físicos. A Samsung diz que a bateria aguenta dois dias de uso típico sem recarga.

Já a máscara de realidade virtual Gear VR é resultado de uma parceria da Samsung com a Oculus, a empresa criadora do Oculus Rift, que agora pertence ao Facebook. O Gear VR transforma o smartphone numa interessante plataforma para jogos. Segundo a Samsung, usá-lo é como olhar para uma tela de 75 polegadas.

Mas a visão é de 360 graus. Quando o usuário gira a cabeça, a imagem se desloca para mostrar o que há em volta no universo virtual exibido pelo Gear VR.

Esses lançamentos confirmam, mais uma vez, que o ponto forte da Samsung é o hardware. A empresa fabrica suas próprias telas, processadores e outros componentes (embora também compre chips da Qualcomm e de outros fornecedores).

Assim, é mais fácil para a Samsung do que para outros fabricantes incorporar uma tela curva a uma smartphone, por exemplo. É uma vantagem que a empresa usa a seu favor num cenário em que a concorrência é pesada. Hoje mesmo, a Sony anunciou diversos smartphones novos, incluindo o atraente Xperia Z3.

Amanhã será a vez de a Motorola apresentar novos smartphones. Asus, Lenovo, Huawei e LG também estão presentes na IFA com muitas novidades. E a Apple vai revelar dois modelos do iPhone 6 na próxima terça-feira.

Segundo a Samsung, o Galaxy Note 4 e o Gear S começam a ser vendidos em outubro em diversos países (mas ainda não sabemos se o Brasil será um deles). Já o Galaxy Note Edge e o Gear VR devem chegar às lojas mais no final do ano.
Galaxy Note Edge é o smartphone mais arrojado do ano Galaxy Note Edge é o smartphone mais arrojado do ano Reviewed by MultiMidia Info on 16:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.