Fãs devem bater recordes de Senna em 'Gran Turismo 6'

Conteúdo especial do game chega nesta terça-feira (27) ao PlayStation 3.
Veja outros jogos que o piloto brasileiro participou.


Poucos no mundo têm ou terão a oportunidade de pilotar um carro de Fórmula 1 e tentar seguir a carreira do piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em um acidente durante uma corrida há mais de 20 anos. Por meio do videogame, contudo, qualquer pessoa poderá seguir os passos de Senna e até mesmo tentar quebrar seus recordes no simulador "Gran Turismo 6".

Desafio inclui pilotar com o primeiro kart usado por
Senna (Foto: Gustavo Petró/G1)

O conteúdo extra por download (DLC) chega ao PlayStation 3 esta semana gratuitamente para quem já tem o jogo. Aparecerá um menu exclusivo sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1 que os jogadores poderão acessar. O G1 já tentou baixar os tempos de Senna - sem sucesso, diga-se de passagem.

São três veículos, o kart construído pelo pai dio piloto, seu carro na Fórmula 3 e sua Lotus quando começou na Fórmula 1 em 1985. Os três veiculos podem ser comprados com dinheiro virtual recebido com vitórias no game e a Lotus pode ser conquistada gratuitamente ao conseguir troféu de bronze nas corridas deste modo de jogo. Os desafios que tem como objetivos baixar os tempos do campeão ocorrem nas pistas de Monza e de Brands Hatch, que foram readaptadas para seu traçado daquele ano.






 Correndo atrás de Senna
Os desafios não são fáceis, mesmo com um kart, o mais lento dos três veículos, obviamente. Mas o grande desafio está com o carro de Formula 1. O tempo a ser batido nas duas pistas são de pole positions de Senna com sua Lotus em 1985: "1:25:084" em Monza e "1:07:169" em Brands Hatch.

A Sony afirma que quer fazer com que os fãs treinem muito e façam diversas tentativas para conseguir, no mínimo, o troféu de bronze.

O kart engana: ao entrar com velocidade nas curvas ele derrapa muito e caso o jogador saia da pista deve começar o desafio novamente. A melhor experiência, contudo é com a Fórmula 3 e a Lotus, que apresentam maior estabilidade e velocidade e tentam passar a mesma sensação que Senna tinha ao pilotar estes veículos.

Telas de carregamento e seção de fotos mostram
imagens inéditas da vida de Ayrton Senna
(Foto: Gustavo Petró/G1)

Mas e quem fizer um tempo melhor do que o de Senna? "Não temos nada específico [sobre quebra de recorde do piloto] ainda. É um desafio com um certo nível de dificuldade e acho que terá pessoas que farão tempos menores. A quantidade de treinamento de quem é fã do jogo cria a possibilidade de se obter tempos menores. Talvez lance um prêmio específico, mas não há nada definido ainda", explica Anderson Gracias, gerente da divisão PlayStation da Sony Brasil, ao G1.

Segundo ele, o conteúdo sobre o piloto não para por aqui. "O ciclo de vida da série é diferente de outras. Ela completou 15 anos de existência com seis títulos, vendendo mais de 70 milhões de cópias. Começamos com o macacão vermelho e o capacete amarelo de Senna no lançamento de 'GT 6' e agora chegamos com carros, pistas e desafios. É muito difícil colocar conteúdo neste nível, licenciar marca, balancear carros ainda mais que têm acesso restrito. Ainda haverá mais conteúdo sobre o piloto a ser disponibilizado".

 Além dos veículos, das pistas e das roupas, todo o conteúdo voltado a Ayrton Senna em "Gran Turismo 6" conta a história do brasileiro. Há fotos inéditas dos álbuns pessoais da família que são compartilhadas no game. Em slides, um texto explica diversos momentos da vida e da carreira do piloto, algo que percebe-se ter sido feito por fãs.




Kazunori Yamauchi, o criador da franquia, esteve no Brasil em 2013 durante a feira Brasil Game Show - onde ele mesmo anunciou o conteúdo - e visitou o Instituto Ayrton Senna para conhecer melhor a vida do piloto. "Ele estava muito emocionado e tratou todo o legado de Senna com muito respeito", contou Gracias.

Senna nos games

Muito antes de "Gran Turismo", Senna já apareceu em outros games. Em 1992 no Mega Drive, ele deu seu nome para a sequência do jogo de corrida de sucesso da Sega, "Super Monaco GP". "Ayrton Senna's Super Monaco GP II" trazia o piloto que aparecia em imagens e também com sua voz estimulado o jogador com frases como "congratulations" (parabéns, em tradução) ou "keep it up" (mantenha o ritmo, traduzindo).

O game trazia todas as pistas dos grandes prêmios de Fórmula 1 do início da década de 1990 e tinha uma visão de "primeira pessoa", com o jogador enxergando a ação do ponto de vista do piloto. O visual era simples, mas o jogo era muito divertido e trazia boa sensação de velocidade, além do desafio de decorar cada pista para ser campeão mundial.

Outro jogo baseado no piloto, ou melhor, no Senninha, sua versão para quadrinhos e desenhos animados, foi feito inteiramente no Brasil. "Senninha GP", da Diverbrás, traz um visual cartoon, similar a "Mario Kart" e pode ser jogado em fliperamas em todo o Brasil. O desenvolvimento foi 100% nacional - a empresa montou um estúdio interno para criar o jogo.

McLaren de Senna exibida no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo (Foto: Gustavo Petró/G1)
Fãs devem bater recordes de Senna em 'Gran Turismo 6' Fãs devem bater recordes de Senna em 'Gran Turismo 6' Reviewed by MultiMidia Info on 18:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.